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Património Religioso

Capela de S. Sebastião/ Igreja da Misericórdia de castro Marim

Arquitetura religiosa, maneirista e oitocentista. Capela de nave única e Capela – Mor, interiormente com cobertura em falsa abóboda de berço e iluminação axial. Fachada principal terminada em empena e rasgada por portal de3 verga recta encimada por friso e cornija, por duas janelas laterais e outra sobre o portal. Fachadas laterais terminadas em beirada simples, abrindo-se na lateral direita por travessa de verga recta. No interior possui a nave com pinturas morais oitocentistas. Formando apainelados de marmoreados fingidos, com frisos fitomórficos e drapeados a abrir em boca de cana; púlpito de madeira e capela lateral no lado do Evangelho, arco triunfal aldeado por dois retábulos colaterais e capela – mor com retábulo – mor maneirista, de planta recta e três eixos.

Planta longitudinal composta por nave única a capela – mor tendo adossado a E. sacristia e casa mortuária. Volumes escalonados, com massa disposta na horizontal e coberturas diferenciadas em telhado de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco e com faixa a cinzento claro. Fachada principal virada a S, terminada em empena, ligeiramente curva, coroada por cruz latina em ferro sobre plinto facetado e mármore e rasgada por porta de verga recta inscrita, encimado por friso e cornija, procedido por dois degraus, por duas pequenas janelas retangulares laterais, molduradas, e encimada por janelão de cantaria, entre o portal e a janela surge silhar com cruz latina relevada e, ao longo da fachada, cinco mísulas em pedra de sustentação de antigo alpendre. Fachadas laterais terminadas em beirada simples, a esquerda cega e a lateral direita rasgada por porta travessa de verga recta moldurada, sobre a empena posterior surge neste lado sineira em arco de volta perfeita sobre pilares, albergando sino, e terminada em perfil curvo, também neste lado, mas virado a S. abre-se a porta de verga recta, de moldura pintada a cinza de acesso à sacristia adossada. Interior da nave com pavimento em soalho e cobertura em falsa abóboda de berço, sobre cornija, com as paredes decoradas com pinturas a têmpora, formando apainelados com marmoreados fingidos, enquadrados por frisos com motivos fitomórficos, com porta travessa, púlpito, capela lateral do Evangelho e arco triunfal encimados e enquadrados por sanefas e drapeados fingidos; na cobertura surgem almofadados a imitar pedra torta e, ao centro, escudo real. No lado do Evangelho surge púlpito de madeira, de guarda plena hexagonal em madeira pintada, formando almofadas retangulares verticais marmoreadas, acedido por pequena escada, encimado por baldaquino, facetado coroado por pinha e tendo interiormente a representação do Espírito Santo. Segue-se capela lateral em arco de volta perfeita, sobreposta por molduras com motivos fitomórficos relevados, tendo no fecho cartela recortada com os pregos, relevados e o intradorso pintado com marmoreados fingidos; no interior possui a parede fundeira pintada com representação da cidade de Jerusalém e imagem de cristo crucificado. Altar paralelepipédico com frontal seccionado em três painéis. Pintados com marmoreados fingidos. No lado da epístola surge mesa de altar em madeira com imagem do crucificado. Arco triunfal de volta perfeita, sobre pilastras toscanas, decorado com os mesmos motivos da capela lateral do Evangelho, tendo no intradorso duas portas móveis de antigos confessionários, com rechas e encimadas por espaldares recortados e vazados; sobre o arco possui ainda pintado espaldar a imitar pedra torta, com umas laterais e cartela central volutada contendo atributos do orago, encimado por coroa, rematado em cornija contracurvada e enquadrado por dois anjos segurando atributos do orago e festões.  É ladeado por dois retábulos colaterais, postos de ângulo, de planta recta e um eixo, o do lado do Evangelho dedicado a S. Brás e o oposto a Santa Efigénia, Capela – mor com as paredes e a cobertura em falsa abóboda de berço, caiadas de branco. Na parede testeira possui o retábulo – mor de planta recta e três eixos definidos por quatro pilastras jónicas ornadas com denticulados horizontais, pintados de branco e castanho, no eixo central possui nicho envidraçado com imagem do orago, envolvido por orelhas, e nos laterais dos painéis pintado sobrepostos, representando Santa Bárbara, São Domingos (Evangelho) São Pedro de Alcântara e São Gregório Magno (Epístola); remate em cornija recta sobreposta por tabela retangular, disposta na vertical com painel da Virgem ajoelhada e de mãos postas, encimada por frontão; a parede terceira é revestida e apainelados e madeiras pintados a marmoreados fingidos, enquadrando o retábulo e dois outros painéis laterais pintados, o do Evangelho representando a Virgem com o Menino e o da Epístola São João Batista. Na parede do lado da Epístola abre-se porta para a sacristia.

Mais recentemente, Mesa Administrativa, tendo como Provedor o Sr. José Cabrita num esforço enorme restaurou as pinturas da Igreja de S. Sebastião, assim como os quadros existentes na mesma, restituindo-lhe a dignidade que lhe é devida, visto tratar-se de um edifício de inestimável valor histórico e religioso, infelizmente há décadas votado ao abandono.

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