+351 281 531 380

+351 965 640 950

  • Novo Equipamento

    ALZHEIMER E DEMÊNCIAS
    Alojamento residencial permanente ou temporário a pessoas adultas com perturbação neurocognitiva (demência), em relação à qual o fator idade não é determinante
  • Novo Equipamento

    ALZHEIMER E DEMÊNCIAS
    Alojamento residencial permanente ou temporário a pessoas adultas com perturbação neurocognitiva (demência), em relação à qual o fator idade não é determinante

Estrutura Residencial e Centro de Dia José Cabrita

A nova Estrutura Residencial e Centro de Dia “José Cabrita” da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim está localizada no limite nascente da Vila, integrada no centro histórico, numa posição de grande interesse paisagístico, circundada a Norte pela paisagem da Reserva do Sapal de Castro Marim com a suas salinas, o Rio Guadiana e a Ponte Internacional do Guadiana e a Sudoeste pelo Castelo e pelo centro histórico de Castro Marim com os seus tetos e chaminés.

O edifício destaca-se pela sua simplicidade e pureza de formas, superfícies e pelo seu cromatismo – características da arquitetura típica algarvia – que proporcionam uma perfeita integração do edifício, equipamento social de grande escala, na estrutura urbana de Castro Marim caracterizada pelo casario de reduzidas dimensões.

No piso térreo, para garantir a ventilação e iluminação natural dos compartimentos deste piso, os planos de fachada são revestidos por uma grelha metálica de cor branca – clara alusão aos elementos de enriquecimento característicos da arquitetura tradicional algarvia. Esta solução permite criar transparência de dentro para fora e garante um sistema de vistas e, ao mesmo tempo, assegurar uma maior privacidade.

O edifício é constituído por um único volume em forma de “H”, com dois pisos úteis mais um piso técnico recuado. O piso térreo alberga todas as áreas funcionais e sociais da estrutura: receção; direção, serviços técnicos e administrativos; instalações para o pessoal; convívio e atividades; refeições; cozinha e lavandaria; serviços de enfermagem; serviços de apoio. O primeiro piso é exclusivamente dedicado à área funcional do alojamento, garantido desta forma uma maior segurança e privacidade para os seus utentes. A configuração do edifício em planta permite a criação de três pátios que garantem espaços exteriores para a realização de atividades ao ar livre (pátio do espelho de água; pátio das amendoeiras e a horta), contribuindo assim para incentivar um processo de envelhecimento ativo.

Na sua conceção foram tidas em consideração o conforto dos seus utentes, mas também a origem e natureza dos materiais utilizados. Por exemplo, o isolamento térmico do edifício é garantido por um sistema de reboco com cortiça – ecológico, desumidificante, térmico, absorvente acústico e isolante acústico – que assegura o isolamento e o conforto térmico, mas também a qualidade do ar interior.

Os materiais e as cores dos acabamentos interiores foram escolhidos para garantir um aspeto doméstico (e não hospitalar) e acolhedor garantindo a segurança e a higiene necessários. Esta preocupação também se refletiu na escolha do mobiliário onde são utilizadas madeiras claras e uma palete de cores pastel para distinguir as diferentes áreas funcionais.

O sistema de sinalética foi pensado como um instrumento que possa melhorar e estimular a orientação autónoma dos utentes. Tira-se partido de uma tipografia clara e apurada, de uma família de pictogramas personalizada e de um código de cores que identifica as diferentes áreas da estrutura. 

Ilustrações baseadas na iconografia popular da tradição local das rendas de bilros, acompanham o utilizador permitindo-lhe fixar pontos de referência ao longo do seu percurso. Estes elementos são cuidadosamente integrados nas salas e espaços de circulação, assegurando uma vivência mais pessoal dos ambientes.

Junto à porta dos quartos residenciais, existem nichos personalizáveis — com uma fotografia ou outro elemento visual ligado à memória de cada morador — que têm por objetivo estabelecer uma relação de intimidade com o espaço e favorecer o sentimento de lugar familiar.

O sistema de iluminação do interior do edifício está preparado para compensar a diminuição de luz exterior e assim reduzir o impacto que o pôr-do-sol provoca nos doentes com demência.

  • Novo Equipamento

    alojamento residencial permanente ou temporário

    O internamento residencial, com lotação de 70 camas, funciona de forma ininterrupta, podendo o utente ser instalado em quarto individual, duplo ou triplo. 

  • Novo Equipamento

    alojamento residencial permanente ou temporário

    O internamento residencial, com lotação de 70 camas, funciona de forma ininterrupta, podendo o utente ser instalado em quarto individual, duplo ou triplo. 

A Estrutura Residencial e Centro de Dia “José Cabrita – Alzheimer e demências”, financiada no âmbito do Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020, destina-se a proporcionar alojamento residencial permanente ou temporário a pessoas adultas com perturbação neurocognitiva (demência), em relação à qual o fator idade não é determinante, incorporando uma unidade de reabilitação neurocognitiva e serviços de saúde especializados de forma a permitir uma abordagem centrada na pessoa, desenvolvida por uma equipa multidisciplinar, tendo em vista os seguintes objetivos:

  1. Promover e preservar o bem-estar do utente e, se possível, potenciar a sua independência, com recurso a terapias farmacológicas e não farmacológicas;
  2. Promover e otimizar um adequado funcionamento cognitivo, assim como compensar ou atenuar o declínio cognitivo e a deterioração cognitiva, com recurso à estimulação cognitiva e outras terapias não farmacológicas reconhecidas cientificamente como benéficas para a população com declínio cognitivo;
  3. Favorecer a identidade pessoal e reforçar a autoestima do utente, minimizando o impacto decorrente da perda de funcionalidade;
  4. Desenvolver programas de psicoeducação e cuidados na doença neurodegenerativa e/ou cerebrovascular;
  5. Capacitar os cuidadores formais e equipas técnicas na promoção de um cuidado integrado em torno do utente, primando pela humanização dos cuidados;
  6. Valorizar e acolher o mérito da investigação clínica; participar e promover a  produção de conhecimento, através da dinamização e/ou participação em projetos de investigação científica; participação em eventos científicos e temáticos; colaborar com centros de investigação, universidades e outras entidades relevantes na temática; acolhimento de estágios e desenvolvimento de formação especializada; cooperar com universidades e associações profissionais na formação e acolhimento de estágios; desenvolver um trabalho de rede com entidades nacionais e internacionais relevantes na área.

O internamento residencial, com lotação de 70 camas, funciona de forma ininterrupta, podendo o utente ser instalado em quarto individual, duplo ou triplo. A organização e distribuição dos utentes será, sempre que possível, feita por módulos em função da especificidade e estádio de cada demência, de forma a maximizar o potencial dos programas terapêuticos. 

Para além do internamento permanente, a unidade dispõe da modalidade de internamento temporário, para situações de frequência de programas de curta duração, descanso ou ausência temporária do cuidador informal, contribuindo assim para a permanência do doente no seu meio natural de vida.

Na unidade será ainda, desenvolvida uma resposta social de centro de dia, com capacidade para 20 pessoas, na qual além da prestação dos cuidados básicos, os utentes poderão ainda beneficiar de serviços terapêuticos especializados, congregando as terapias farmacológicas e não farmacológicas, assim como atividades de socialização e promoção das competências pessoais. 

A unidade integra uma equipa técnica multidisciplinar, composta por profissionais especializados e de competência reconhecida em diversas áreas, nomeadamente: Neurologia, Medicina Geral e Familiar, Enfermagem, Neuropsicologia, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Educação Social, Animação Sóciocultural, Serviço Social, permitindo uma intervenção multidimensional, focada nas necessidades e potencialidades de cada utente. 

Esta Estrutura Residencial visa posicionar-se como uma unidade piloto e de referência na prestação de cuidados e intervenção terapêutica em matéria de doenças neurodegenerativas, em particular demências, através da promoção de serviços de excelência, coadunados com atividade científica e cooperação com a comunidade.

Contactos

geral@scmcastromarim.pt
+351 281 241 320

©  Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim | Design by Wepulse Digital