A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, instituída no ano de 1491 é uma associação de fiéis, com personalidade jurídica canónica, sujeita ao regime especial decorrente do Compromisso celebrado entre a União das Misericórdias Portuguesas e a Conferência Episcopal Portuguesa em 2 de Maio de 2011.
Tem também reconhecida a sua personalidade jurídica civil, com estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social, registada na Direção Geral da Segurança Social, com o número de registo 52/82, pelo que é considerada uma entidade de economia social, nos termos da respetiva Lei de Bases, e natureza de Pessoa Coletiva de Utilidade Pública.
No sentido de cumprir a sua Missão, a Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, com uma forte implantação no concelho, desenvolve a sua atividade no âmbito do apoio à Infância e à Terceira Idade, com as Respostas Sociais de Creche, Centro de Atividades de Tempos Livres, Estrutura Residencial para Idosos, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário. Com estas Respostas Sociais a Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim apoia cerca de 200 utentes, contando com 76 colaboradores.
De igual modo no âmbito do apoio à comunidade a Santa Casa da Misericórdia apoia diariamente 30 pessoas através da sua Cantina Social. Através do seu Banco de Ajudas Técnicas, disponibiliza, sempre que possível, estes bens à comunidade.
No âmbito de uma parceria com o Município de Castro Marim, a Santa Casa desenvolve um projeto na área da Saúde através do qual colabora na prestação de cuidados de saúde primária junto da população mais vulnerável do concelho.
Mais recentemente a instituição empreendeu grandes esforços na promoção de um projeto diferenciador na área da Demência. Com financiamento comunitário através do CRESC Algarve e ainda com apoio financeiro do Município de Castro Marim, a Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim construiu de raiz um novo edifício destinado a acolher em regime residencial e em Centro de Dia, doentes que apresentem perturbação neurocognitiva – Alzheimer e outras demências. Nesta estrutura irá funcionar também a Unidade de reabilitação neurocognitiva que visa o desenvolvimento de Programas de reabilitação e estimulação neurocognitiva, individualizados e centrados nas necessidades dos utentes. Esta estrutura irá apoiar cerca de 90 doentes e contará com 52 colaboradores, apresentado uma equipa técnica especializada e multidisciplinar.
A Santa Casa acolhe regularmente, no âmbito de várias parcerias estabelecidas com estabelecimentos de ensino, estágios curriculares.